Correntes Função e Cargos

000
Correntes da Jurema Sagrada

Rei e Rainha

Os Reis e Rainhas são encantados que perante o seu núcleo, não familiar mais sim na comunidade fez um grande bem de luta pela união e paz.
Esses encantados os mais novos ainda são donos de correntes, os mais antigos também porém não dá mais caixa, ou seja, incorporação sendo assim os seus médiuns são consagrados como guardião da Aldeia.

Príncipes e Princesas

Esses encantados são lideres em suas comunidades, são todos virgens.
Todos os Caboclos que não são Reis são Príncipes e Princesas.
As Mestras que em vida era prostitutas que virarão princesas foi pelo fato que a vida não lhe ofereceu outra opção, existem várias histórias tristes sobre como chegou a vida de prostituição e como foi passada para a Jurema e nesse ato foi arrebatada fazendo assim voltar a sua energia de sua alma.
Temos como um claro exemplo a Mestra Maria da Conceição de Alcatra, que foi conhecida por Maria Luziara, por seu uma portuguesa que veio de Altas Torres, sendo essas Altas Torres (A Torre dos Clérigos é uma torre sineira que faz parte da Igreja dos Clérigos e está situada na cidade do Porto, Portugal).
A mestra na sua velhice ganhou umas terras na área próximo a serra da Borborema.
Com a sua morte se encantou-se como a flor da Jurema e o interessante e que em sua idade de mocinha e não como era velha.

Caboclos

São espíritos de índios que se encantou-se.
Como a Jurema de Tupã era formada somente de caboclo existem uma sublinha dentro da corrente de caboclo.
Caboclo da Direita e Caboclo da Esquerda isso e coisa adotadas hoje.
Porem o certo que existem variações.

Cacique – que na época tinha a função de Rei.

Pajé – que na época tinha a função de Curandeiro se fosse bom ou de Bruxo se fosse mal.

Caçador – que na época tinha função de trabalhar em sala e atendimento e abertura de caminho.

Guerreiro – que na época tinha a função de Guardião não no sentido de guardião de portal mas que briga pelos discípulos.

Pescador – que na época era caboclo que responde nas águas têm o poder de descarrego e trazer prosperidades.

Curumis – Espíritos de crianças que traz alegria.

Velhos e Velhas Tapuias – Na época era os benzedores e parteiras. Igual à função dos pretos velhos.
E ainda exitem os caboclos que era nômades que na realidade era que saia da aldeia para buscar novos lugares com mais proximidades de água e caça.

Caboco eram Protegidos por Légua Boji Bua Açucena Trindade.

Tangerino – E o homem do Sertão, calmo e destemendo que andava de pé puxando o seu gerico, tangendo o Gado. Tinha como característica ser muito calmo, pois o boi já era teimoso. Sorridente e amável porém muito calado.
Pois tinha o habito de caminhadas longas e solitarias. Geralmente andava em dois.

Boiadeiro – Era homens do Sertão porém que residia nas fazendas, tinha como função levar o gado de uma fazenda a outra quando era vendido e na lida do dia a dia com o gado, apartar, tirar leite etc. Todos eles são alegres e farristas entre eles.

Vaqueiro – Era um homem do Sertão, valente, geralmente era jagunço não tinha paradeiro, sua função era de buscar o gado criado na brabeza, ou seja, na época não tinha divisa de pastagem de limites de fazenda era de serra a serra de rio a rio os limites então o gado em geral era criado solto e se tornava selvagens.

Marujo – Barqueiro – Jangadeiro – Veleiro – Pescador de Marambaia

Era homens que vivia geralmente a margens do mar e ou ribeirinho. Tem como forte caraterista ser boêmio e muito farrista.

Mestre(a) – A Variação de Mestre e muito grande.

Tem os Boêmios, os Curandeiros, Os Benzedores, Parteiras, Bruxas, Prostitutas e índias (os) que passou a viver e conviver em sociedade com o homem Branco.

Preto Velho – São os Africanos que fugiu e criou quilombos e foram consagrados ou não por índios, os que não foram no ato de sua morte foi arrebatado pela Jurema.

Ciganos – São os que entrou no Brasil pelo porto de Jaraguá em Maceió e foi consagrado pelos índios na região e morava na grota do Jacintino. Esses ciganos que não são cuidados igualmente a mestres levando cortes porem os encantados como príncipes e ou princesa não leva corte.

Observação ha encantados que não leva corte como os Pretos Velhos, Ciganos Príncipes ou Princesas, Marujo – Barqueiro – Jangadeiro – Veleiro – Pescador de Marambaia.

Cargos da Jurema Sagrada.

Mestre – Ou é consagrado em vida a mestre ou após a sua 3º geração e considerado a mestre após os seus atos do cruzeiro de Luz.

Juremeiro Mestre – Quando tem seus discípulos e após os atos de seu Cruzeiro de Luz

Juremeiro – Quando e Batizado

Discípulos Apontado – Apontado quer dizer candidato ou será ou não um Juremeiro está sendo avaliado. Quem fez a firmeza de corrente.

Iniciado – É que fez os atos de apresentação.

Guardião de Sala – Cuida em receber as pessoas e que tudo esteja em ordem para a gira e defumação constante. Buscar folhas etc.

Guardião do Peji – Cuida do Peji da Aldeia

Guardião de Mesa – Cuida em atividades junto ao Juremeiro Mestre nas consagrações e renovações.

Guardiã de Sala – Cuida em servir os encantados

Guardiã de Mesa – Cuida no preparo das comidas do mestre e servir a mesa dos encantados e auxiliando o Juremeiro Mestre.

Juremeiro Neto