Encantados

O Que é um Encantado ?

RIO VERDE009

Significado de Encantado

Encantado é uma figura do folclore Brasileiro com origem principalmente indígena, um tipo de entidade sobrenatural. Há multiplicidade de crenças a respeito dos encantados, variando entre criaturas que vêm de um reino paradisíaco subaquático, podendo se referir a seres espirituais, tais como os antepassados, até mesmo a cobras encantadas.
Também são associados ao mito do boto que se transforma em ser humano para atrair mulheres.
Embora a crença em si está começando a minguar, ainda há abundância de sul-americanos que acreditam em sua existência ardentemente, e afirmam ter visto e interagiram com eles.
Os encantados podem também ser considerados análogos às fadas do folclore europeu.
De acordo com a mitologia Kalankó, os encantados seriam ancestrais que após morrerem, tornaram-se parte da natureza.
O
encantado significa que foi alvo de encantamento; que foi objeto de feitiço ou bruxaria: reino encantado.
Que foi seduzido ou se deixou seduzir; que se deslumbrou; maravilhado: ficou encantada com a inteligência de sua professora.
Religião. Segundo alguns indígenas e/ou caboclos, refere-se aos seres que, animados por forças desconhecidas, habitam o céu, as selvas, as águas ou os locais sagrados.

Como se Torna um Encantado

Para se tornar-se um encantado tem várias maneiras, uma delas e que existem Portais que muda de lugar geralmente dentro da Mata, segundo os antigos existe um cipó se passar a cabeça por debaixo dele se o Portal não estiver aberto a pessoa perde dentro da mata, chega na beira da mata e não encontra a saída. E por isso que se deve respeitar os guardiões da mata fazer a abertura dos portais e levar presentes para os encantados existentes daquele local.
Outra maneira de tornar-se um encantado é um encantado no ato de sua morte arrebatar o seus espírito, para o mundo do encante.
Outra é se a Pessoa e consagrada a um encantado seja na Jurema e ou no Tambor de Mina esse encantado arrebatar o espírito no ato da sua Morte.
Há fatos de ser arrebatado em vida durante o Sono dorme e seu espírito sai do seu corpo sendo levado para o mundo dos encantados.

IMG-20151006-WA0000

Mestre Zé Maria – consagrado em vida para o Mestre Preto Zé Pelintra

Como Exemplo O Mestre Zé Maria, acostado no Juremeiro Neto.
Seu Zé Maria nasceu em Floreste – Pe, se criou em uma Aldeia Indígena as margens do Rio Pajeú, se mudou para Recife no Bairro da Encruzilhada, onde foi consagrado para um Mestre Chamado Preto Zé Pelintra, e por causa de seu Nome ser composto José Maria, passaram a lhe Chamar pelo nome de seu Mestre Zé Molambo.
16398708150_8e7b0d8495_b
Porem o seu Mestre Preto José Pelintra, é um mestre já velho e não gostava de ver o Jovem José Maria passar as noites na boemia e dormir na praça do Arsenal da Marinha, construída em 1850, hoje, a Malakoff funciona como espaço cultural, destinado a apresentações musicais e exposições temporárias. Tombada como monumento histórico pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).Construção Porto do Recife - 1913Sob um pé de Figueira existente ate hojé em frente a um porto na época o José Maria acabou a sua Boemia no Bairro, que tinha variados divertimentos noturnos se recostou em suas raízes no romper da Aurora e foi arrebatado para o mundo do encantamento, ele não teve uma doença que leva-te a morte. Seu espíritos foi retirado de seu corpo. Encantado-se.
WhatsApp-Image-20160721Juremeiro Neto, em visita ao mesmo local onde seu Mestre Zé Maria foi passado para a Jurema. O Mestre Zé Maria foi passado com 26 anos dentro da vida Boemia, sendo um Mestre de grande Ciência e saber, e descontraído ate nas suas cantigas.
Quando a energia da casa esta pesada esse mestre vem para trabalhar para fazer com que as pessoas se tornar-se mais leve, e o mestre que traz alegria e encantamentos além de suas curas e palavras sabias.

Encantado segundo a Pajelança

O encantado segundo alguns indígenas e ou caboclo, refere-se as Pessoas que foi iniciado na Pajelança e ou na Jurema Sagrada, ou no Ato de Sua Morte (passagem) um Espirito já encantado o resgata ao mundo do encante.
Quando um Juremeiro é encantado se encanta no reino animal e ou vegetal agrega aos seres que, animados por forças desconhecidas, habitam o céu, as selvas, as águas ou os locais sagrados.
Divindade que mistura cultos de origem indígenas e africana e trajes de cerimoniais Tupis, também chamada caboclo e ou foram consagrados em vida para algum caboclo e ou Mestre que no ato de sua passagem são encantados.
Os encantados são antepassados que enquanto estavam vivos se transformaram e se tornaram parte da natureza.
Muitos, inclusive, estão associados a algum elemento natural, no reino animal e ou vegetal.
O indivíduo é procurado pelo encantado através do sonho ou durante uma consulta espiritual. Em seguida, o encantado surge na forma de uma “semente” que pode ser uma pedra, rodilha de cipó, pedaço de tronco artefatos da natureza que juntos chamamos de assentamento, e quando os consagramos e faz se o elo entre a pessoa viva e ao Espirito já encantado por toda uma eternidade.
A “semente” deve ser zelada sempre, senão corre o risco de desaparecer. ou seja, a pessoa que tem um vínculo com o encantado, porém se não seguir os devidos preceitos, essa energia volta para natureza e o iniciado sofrera as penas do Juramento que fez.
A partir do momento que uma pessoa encontra uma “semente”, ela tem a obrigação para o “dono da semente” .
Nem todos os encantados são “consagrados” na Jurema de Caboclo usamos o termo deixa solto, porém faz parte das correntes do iniciado mais não são lhe dado assentamento ou seja artefatos da natureza para fazer o elo com o médium, a maior parte deles não o é. Geralmente atuam em consultas espirituais (quando invocados) ou apenas zelam pela comunidade durante os torés.
O grupo dos encantados é bastante dinâmico. Antigamente havia encantados como a Sereia do Mar, existiam outros encantados que se destacavam no “tempo dos antepassados”: Reis, Príncipe, Caboclos, Cabocó, Mestres, Bruxos.
Cada encantado tem um número específico de músicas.
Quanto mais cantos possuir, mais forte ele é. O mundo encantado se assenta em uma ordem hierárquica:
Príncipe das Correste que primeiramente e lavado e ou seja firmado, e após 01 ano se faz a iniciação do médium passando a ser Juremeiro.
Apos o batizado e a Juremação o nascido Juremeiro, passara a manifestar com os seus encantados que é os Caboclo, Mestres, Mestras, Caboco e Bruxo fechando assim um elo que levará 7 anos para o feito.
Lembramos que não são todos que é batizado na Jurema Sagrada de Caboclo que consegue vencer o seu ciclo de 7 anos para tornar se um Mestre de Jurema.
Motivo qual que os caboclos eles são seletivos, olha muito o coração e a índole das pessoas, elas tem que trabalhar somente para o bem e nunca em troca de algo principalmente dinheiro. Que e terminantemente proibido se cobrar.
O Príncipe do Reino das Águas Pajé Rio Verde fala assim.
“Na Jurema de Caboclo índio doente não fica, tem que ser guerreiros para ser Cacique em suas Aldeia. e bom coração”
010

 

Anúncios