Exu

Jurema de Caboclo Sem Exu
Jesus-Deus-vs-Lucifer

NA JUREMA DE CABOCLO NÃO EXISTE EXU É CULTUADO DIAS ANTES EM RITUAL SEPARADO.  SENDO ASSIM NÃO EXISTE EXU DENTRO DA JUREMA DE CABOCLO, TEMOS OS CABOCLOS DA ESQUERDAS, MESTRES ESQUERDEIROS E BRUXOS, E OS GUARDIÕES DA JUREMA QUE FAZ O PAPEL DE EXU DENTRO DA JUREMA SAGRADA.

Temos na Jurema de Caboclo os Guardiões, que quando nasceu a Jurema Sagrada ainda não existia culto a Exu que no caso e a Quimbanda existia na Europa o culto de Malei. Nunca o desprezamos a espiritualidade do íniciado, por isso cuidamos de seus Exus antes de qualquer atividade da Jurema Sagrada, após ter o final dos atos de Exu, e iniciados todos os atos da Jurema de Caboclo na natureza. rezamos o terço e abrimos os portais com Reis Maluguinho o nosso principal Guardião.

O Brasil supostamente foi descoberto em 1500 e as aldeias indígenas já faziam seções de Pajelança que e espíritas.
Invocavam os Espíritos Encantados das Florestas e da Natureza que passou a serem Lendas.
Esses Espíritos são Denominados como Família Curupira que uns dos Membros nobres dela e um índio que foi um Pajé em vida que manifestava nos Pajé que era vivo seu nome é Príncipe das Águas Claras Pajé Rio Verde.
No Período de 1532 a 1536 quando chegaram os primeiros colonizadores no Norte e Nordestes foram os Europeus e alguns Africanos em busca de sonhos do Novo Mundo, com a necessidade houve a fusão de cultura nascendo daí a Jurema Sagrada do Reino de Tupã, ou a Jurema de Caboclo.
Logo após no Período de 1750 a 1850 nasceu o Tambor de Mina, no Maranhão foi importante núcleo de atração de mão de Obra africana, sobre tudo o último tráfico de escravos para o Brasil.
Umbanda – Em 15 de novembro de 1908, Zélio de Moraes com o seu guia Caboclo da Sete Encruzilhada.
Quimbanda – 1908 no mesmo período, veio do povo de Malei sendo o seu o 3 Anjo Rei Astaroth ou Exu Rei das 7 Encruzilhadas Astaroth junto com ele veio 6 anjos ao total 7 anos banidos do Céu o principal anjo sendo Lúcifer, Algumas Mestras Esquerdeira Migrou se totalmente para a Quimbanda, tais como Maria Mulambo e Padilha e ser deu o Título como a Rainha da Quimbanda como a Mestra Maria Padilha que passou ser a Pombo Gira Rainha Maria Padilha, parente do Coronel Apolinário Padilha, teve seu Cabaré no Bairro Jaraguá em Maceió a Quimbanda nasceu na mesma época, da Umbanda nasceu.
A Jurema Sagrada segue o seu curso pelo Nordeste e Norte do Pais, sendo sofrendo perseguição políticas e pelos Jesuítas, tendo que sair da Natura como a Jurema de Caboclo assim o faz para proteger as suas vidas. Surgindo assim mais 11 Reinados.
Os Últimos Reinados de Jurema se fundiu com a Umbanda e Quimbanda que surgiu em 1908 e havia já a influência do Candomblé, Nagô, Xambá e Angola. Chamado assim Jurema traçada.
Assim dito afirmo que não Jurema Sagrada não existe exu que esse foi cultuado 1908 surgindo no Rio de Janeiro.
Na Jurema Sagrada existem vários Guardiões entre ele:

Reis Maluguinho, Reis Canindé, Arranca Toco, Vira Mundo, Ventania, Coquinho Vermelho etc.

O que vem a serem os Guardiões tem as funções parecidas com a função de exu, só que tem ciência e consciência entre o Bem e o Mal, sua principal função e guardar os portais de encantamento.
Como exemplos vamos falar do principal portal do mundo dos encantados, ninguém entra ou sai se não tiver a permissão do guardião do portal.
É por isso que o Padrinho Mestre de Jurema reza o terço apresado e apresenta a sua ancestralidade e encantados padrinho de sua rama. A fim de apresentar o novo discípulo ao mundo do encante.
O Caboclo, Caboco, e ou Mestre Guardiões não tem aparência e ou se veste de Exu, usa roupas de sua época e come o que era de costume.

lucifer

Anúncios

Cidade do Tronco da Jurema de Caboclo - Aldeia Pajé Rio Verde . Juremeiro Neto

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s