Instrumentos

Utilizados na Jurema Sagradacomgo

Introduziu o uso do tambor nas sessões de Jurema. Hoje em dia os Juremeiros de Alhandra já tem mais aceitação de seu Zé, mas os muito velhos dizem que Mestre de respeito não bebe e por isso não o cultuam como Mestre. Os Juremeiro antigos não bebiam Jurema, mas apenas cheiravam o cauim e passavam para o irmão da direita ou da esquerda dependendo do tipo de trabalho.

Afoxés

Instrumento de madeira e/ou plástico com miçangas ou contas ao redor de seu corpo. O som é concebido ao girar as miçangas em um sentido, e a extremidade do instrumento (o cabo) no sentido oposto.

Alfais

Oriunda de Pernambuco, o corpo pode ser feito de madeira de macaíba ou de compensado (madeira prensada). As Extremidades podem ser feitas de jenipapo ou ferro. A pele é de cabra ou bode, e as cordas ao redor do tambor são de cisal. É tocada com um par de macetas.

Berimbaus

De origem Africana, o Berimbau é muito usado em Candomblé e capoeira. Tem um timbre peculiar produzido através do impacto da vareta e do aperto da argola ou moeda, na corda de metal junto com uma cabaça utilizada como caixa de ressonância. Tocado junto com o caxixi para este ser sacudido entre os toques.

Bombos

De som grave, é tocado por uma maceta. Esta pode ser usada com uma bolota de feltro em cada ponta, duas baquetas de surdo ou tímpano, para obter assim o efeito de trêmulos. É o maior dos tambores de duas peles. Pode ser apoiado em um cavalete ou pendurado no corpo do executante dependendo do tamanho. Ás vezes chamado de bumbo.

Bongôs

São dois pequenos tambores, um agudo e um grave, com afinação através de parafusos de metais no corpo do instrumento. De origem africana, é muito usado em Reggae e salsa em combinação com as congas.

Caixas

De madeira ou de metal, a caixa tem forma cilíndrica e com pele dos dois lados. A tradicional era afinada com um sistema de cordas, e a atual com aro metálico apertado por borboletas com esteiras na parte inferior, ou seja, na pele de respostas. Existem diferentes caixas com nomes específicos devido aos diferentes tamanhos e timbres. Por exemplo:

Caixa clara, Caixa de guerra, pícolo e outras.

cultura-02

Caxixis

Feito de palha, normalmente marca o tempo com o seu som peculiar . Alguns são feitos com pequenos pedaços de acrílico ou simplesmente arroz ou sementes de beriba para soar o som. Existem vários tamanhos de caxixis.

Carrilhões

Instrumento basicamente de efeito. Com bastões de metal de diferentes tamanhos, o carrilhão concebe um som crescente e decrescente bem peculiar.

100_3449

Pandeiros

Oriundo da África oriental, é considerado um instrumento de percussão completo pois oferece os timbres graves,médios e agudos. Feito de madeira, couro de cabra e cinco pratinelas, o pandeiro convencional no Rio de Janeiro foi introduzido no samba e chorinho como instrumento de base. Depois se espalhou pelo país de várias formas, e ritmos. usado em musicas folclóricas, populares, pop, eruditas, entre outras.

Paus De Chuva

Tem sua sonoridade produzida quando virado, pois as miçangas caem formando um som semelhante ao da chuva.

Pratos

Podendo ser de condução, ataque ou apenas para efeito, os pratos possuem um som brilhante e definido. Apresentam uma grande variedade de modelos com características próprias; como por exemplo, o Splash, que emite um som mais curto e breve.

Rebolos

Conhecido também como Tan tan, é tocado com uma mão no corpo e a outra na pele do instrumento. É mais conhecido com esse nome em São Paulo.

triangulo

Reco Recos

De origem Africana, é feito de bambu ou ferro. O som é conseguido através da fricção da vareta nas extremidades e sulcos do instrumento. Muito usado em Samba de raiz e reggae.

Repiniques De Mão

Popular no Brasil, responsável pela variação de ritmos. Feito normalmente de alumínio. É tocado com uma mão na pele e outra batendo no corpo do instrumento.

Repiniques

Criado pelas escolas de samba para repinicar um som mais agudo. É também usado como instrumento de introdução e de solo diante a bateria da escola. No samba é tocado com uma baqueta na mão direita, e a mão esquerda fazendo contra ponto direto na pele do instrumento, ou vice-versa. Tocado junto com os tamborins em ritmo galopado.

Surdos

De som grave, é usado para marcar o tempo e o ritmo. Existem três tipos de surdos: o de primeira, o de segunda, e o de corte (ou de terceira). O surdo é o coração das baterias de escolas de samba. Muito usado também em frevo, samba

Tamborins

Usado em samba tradicional com levada telecoteco, e nas escolas de samba com a levada naipe. Instrumento de pequeno tamanho, e grande efeito sonoro.

Tantans

Tocado com uma mão na pele e outra no corpo do instrumento. Às vezes é usado como instrumento de base, às vezes como de variações durante a execução.

Taróis

Muito usado em reizados, fanfarras e outras manifestações do nosso folclore. Um tipo de caixa acústica com pele natural dos dois lados, com esteiras na pele inferior.

Timbais

Tambor com pele de nylon inspirado no tradicional Timba, foi introduzido na timbalada por Carlinhos Brown. Atualmente está sendo usado na musicas baiana em geral. Com sua afinação aguda, o Timbal produz um som bem estralado.

Timbales

De origem cubana, é constituído por duas peças, uma ligada à outra com pele de nylon. Com um som grave e outro

agudo, é tocado com duas baquetas de madeira um pouco mais finas do que as baquetas de bateria. Muito usado na

Timbas

Da mesma família do Tan tan e do Rebolô, a Timba, muito usada no samba, tem um som grave que marca o tempo binário com uma mão na pele e a outra faz o contra ponto no corpo.

Triângulos

O som é tirado através do movimento do bastão batendo no triângulo em sincronia com a mão que segura e determina o som aberto ou fechado. É mais usado em combinação com Zabumba e sanfona em ritmos regionais como fórro, xaxado,

xote etc. Normalmente é feito de ferro ou aço, mas podem ser encontrados em alumínio.

Zabumbas

Instrumento característico de ritmos regionais como coco, xaxado, fórro e xote. Com seu som grave marca o tempo forte da música. Marca também o contra tempo devido à sua vareta chamada Bacalhau, que bate na pele inferior. O som grave funciona como uma espécie de bumbo de bateria, enquanto o bacalhau, uma espécie de caixa. Sua pele pode ser de couro ou de nylon, sendo que este não apresenta problemas com as afinações provocadas por temperaturas climáticas.

Juremeiro Neto

Anúncios